Assinatura RSS

Chamada para a blogagem politica II – Não ao vigilantismo

No próximo sábado, dia 15 de novembro é comemorado o dia da Proclamação da República, um momento histórico que nos leva à reflexão mais uma vez, uma grande oportunidade para exercermos nosso direito constitucional de livre expressão, um momento para protestarmos em favor de nossa liberdade e privacidade e contra o vigilantismo crescente e o totalitarismo eminente que se instala no mundo inteiro, inclusive no Brasil.

Selo blogagem coletiva II - insira no seu blog

Selo blogagem coletiva II - insira no seu blog

O selo é uma cortesia do blog Copiar e Colar

A primeira blogagem politica teve uma adesão fantástica, foram quase 100 posts com abordagens diferentes contra o projeto de cibercrimes e dezenas de milhares de novas assinaturas na petição online pela liberdade na internet e contra o projeto de cibercrimes.

O problema do vigilantismo transcende o projeto de cibercrimes, no Brasil dezenas de outros projetos pró-vigilantismo tramitam no Congresso e no Senado. São os inuteis projetos contra o SPAM, ou os projetos para acabar com as Lan Houses (com as multas que ele estão previstas no projeto, não vai sobrar nenhuma), e outros projetos oriundos de cabeças antiquadas e conservadoras.

A argumentação totalitária vem sempre revestida das melhores intenções, em alguns paises ela se da para combater o terrorismo, para combater a pedofilia, para proteger os direitos autorais, ou para beneficiar os bancos como ocorre no Brasil.

Obviamente que as intenções são outras, a industria cultural esta propondo praticamente em segredo o ACTA, no Brasil os bancos querem se livrar do ônus dos cibercrimes, mesmo sabendo que mais da metade dos cibecrimes não usam a internet e que grande parte deles se da de dentro das instituições bancárias. Se encontraram 50 mil perfis de pedófilos no Orkut, e até o momento não chegam a 30 mil suspeitos, ainda assim estamos falando de 0,01% da população da rede social, justifica tamanha ganância do Ministério Público? Justifica o discurso dos defensores do totalitarismo?

Na verdade, segundo o proprio Castells, os governos querem controlar o que fazemos, o que pensamos, querem controlar nossos cerebros. A midia de massa paulatinamente vem perdendo este papel, ela já não consegue regurgitar as verdades que habitarão nossas mentes, estamos ficando mais críticos, estamos ouvindo uma diversidade de opiniões e tirando nossas proprias conclusões, mas isto sim de fato é um grande perigo para qualquer regime totalitário.

Por estas e por outras que você deve mostrar que tem opinião propria, e mesmo que não seja igual a nossa, mas deve publicar no dia 15 de novembro um post contra o vigilantismo, contra o totalitarismo e a favor da liberdade e privacidade, a favor da neutralidade da internet e da união dos povos.

É muito importante a sua colaboração, pois o projeto corre o risco de ser votado na semana seguinte, e não esqueça de colocar um link para a petição contra o projeto que ja conta com 120 mil assinaturas.

Sobre João Carlos Caribé

Consultor Trandisciplinar, formado em Publicidade e pós graduado em Mídias Digitais. Foi um dos pioneiros do ciberativismo pela liberdade na Internet, conquistando o prêmio Frida em 2011 pelo trabalho desempenhado na defesa da liberdade na Internet no Brasil. Também sou conselheiro no primeiro Conselho de Coordenação da NETmundial Initiative e membro do comitê executivo da NCUC na ICANN, ambos representando a sociedade civil da América Latina e Caribe. Também sou membro da Internet Society Brasil, Red Latam, BestBits, Comunidade Diplo, Dynamic Coalition on Network Neutrality and Global Net Neutrality Coalition.

»

  1. Paz e bem!

    Correção:
    Dia 15 será SÁBADO!

    Responder
  2. João Carlos Caribé

    Obrigado Euigenio, que mancada hein? Ja corrigi.

    Responder
  3. Seguimos na luta contra o vigilantismo. Eles não vão vencer sem antes ouvirem muito barulho.

    Responder
  4. Opa!

    O Futepoca tá dentro.

    Responder
  5. Pingback: Deusario » Arquivos » Sobre a união - que faz a força

  6. Apóio a blogagem, mas discordo da utilização de palavras como “antiquadas” e “conservadoras” para adjetivar as propostas de censura e controle da internet, ou os defensores dessas propostas.

    Muita gente, autoridades e ONGs por aí, sob o manto da “modernidade”, da suposta “defesa dos direitos humanos” e de um “progressismo” esquerdóide politicamente correto, também defendem o cerceamento da liberdade de expressão e todo tipo de “controle” e perseguição na internet (e fora dela também).

    Carlos

    http://liberdadedeexpressao.multiply.com

    Responder
  7. Pingback: Vai Vigiar a Casa do Caralho! Acorda povo! « Mundo véio sem portera!!

  8. Pingback: Peão Digital » Archive » Não ao vigilantismo

  9. Opa! Peão Digital com um post sobre o assunto!

    Responder
  10. Pingback: Rio de Tudo um Pouco » Blogagem coletiva

  11. Pingback: Blogagem Política - flashmob, censura e Azeredo :: NA RUA | jornalismo + fotografia + internet :: por Paulo Fehlauer

  12. Estou escrevendo o meu post especial pra Blogagem Política,
    mas já acho legal se tu indexar o meu relato da audiência pública, Caribé:
    http://imaginarios.net/dpadua/?p=488

    Valeu!
    dpadua

    Responder
  13. Pingback: Hoje é dia da blogagem politica - Não ao vigilantismo « Xô Censura !

  14. Passando e declarando meu total apoio a blogagem política!

    Responder
  15. Pingback: ImageSurvey » Blog Archive » Leis para a internet? - Blogagem política II

  16. Pingback: Não ao Vigilantismo: mínima história dos regimes de exceção no Século XX | BlogueIsso!

  17. O projeto de Lei n.84/99 também seria catastrófico na área da saúde, congressos científicos, conferências, download de artigos científicos, transmissão de conhecimento, projetos educativos e divulgação pela web estariam condenados…
    Por isso também assino a Petição OnLine e deixo aqui o link da minha participação na Blogagem Coletiva de 15 de Novembro: http://blog.marcelomatos.com/a-cybercultura-e-a-censura-abra-os-olhos-a-pl-n-8499-esta-ai/

    Responder
  18. Pingback: A união faz a forç « A vida é uma caixinha de surpresas

  19. Pingback: Vigilantismo e razões econômicas « Xô Censura !

  20. Pingback: Vigilantismo e razões econômicas - Ponto Livre

  21. Pingback: Vencemos batalhas, guerra contra Lei Azeredo segue | träsel/blog

  22. Pingback: Big Brother Brasil?? Tô Fora!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: