Chamada para o Dia da Blogagem Política

Por quê uma blogagem politica?

Quem já passou dos trinta conheceu a truculência da censura no Brasil, desde 1964, na época do Golpe Militar,  até o final dos anos 80 vivemos um regime de ditadura e censura. A censura não é racional, não respeita os direitos individuais e nem a privacidade.

A Internet tem se mostrado um grande meio democrático e propício a liberdade de expressão, mas parece que isto não tem agradado á todos:

  • O Minstério Público de tanto pressionar o Orkut conseguiu uma ferramenta de acesso, e quem sabe de censura, e isto pode explicar o desaparecimento de posts e comunidades;
  • No Senado, o projeto de Cibercrimes, liderado pelo Senador Azeredo, pretende implantar abusos e absurdos que criminalizam grande parte dos cidadãos conectados.
  • A CPI da pedofilia parece ter outra intenção, afinal se se trata de prender pedófilos, porque divulga na Imprensa que vai efetuar ações no Orkut?
  • O espetáculo midiatico esta formado, as TVs populares estão exibindo casos pontuais envolvendo a Internet, é Deputado da CPI da pedofilia chorando lágrimas de crocodilo, é modelo que teve suas fotos intimas divulgadas na Internet, é o Ministério Público proibindo jogos e mais projetos terriveis tramitando

Perai! Isto esta parecendo um complô orquestrado ! Pode ser, não se pode afirmar, mas parece. E com diz Manoel Castells em seu livro a Galaxia da Internet, os motivos são os mais diversos e insensatos, mas tudo que importa é que o Estado coloque mais uma camada na Internet, a camada do controle, pois nações não suportam o fato de não terem controle sobre ela. As nações querem transformar nossas vidas online em uma casa de vidro, quando deveria ser o contrario, nos cidadãos é que deveriamos ver o Estado dentro de uma casa de vidro.

A proposta

Nossa proposta é que você poste no dia 19 de julho de 2008 um post politico, uma critica aos fatos citados acima, o alvo principal é o projeto de Cibercrimes, mas se desejar você pode falar de outra coisa. Não esqueça de nos avisar da postagem, seja por um ping ou comentário para que possamos incluir seu blog na lista dos blogs participantes. O dia 19 de julho foi escolhido por representar o dia em que o jornal O Estado de São Paulo publicou receitas e poemas de Luiz de Camões no lugar das matérias censuradas no ano de 1972.

Amanhã divulgaremos o selo da campanha, se você é bom de desenho pode colaborar com o dia da blogagem politica fazendo um selo legal para divulgarmos.

O projeto de cibercrimes e onde mais obter informações?

Imagine que por motivos de segurança o porteiro do seu prédio seja obrigado a registrar o dia e hora sempre que você entre ou saia de casa, e este registro esteja disponível por três anos a disposição da justiça, caso seja necessário. Imagine agora que seu porteiro seja obrigado a informar secretamente à polícia qualquer atividade suspeita no seu condominio, e caso ele nao informe ele pode ser preso por negligência.

Absurdo não ? Mas para o Senador Eduardo Azeredo isto é perfeitamente natural e faz parte do projeto de cibercrimes que o provedor de acesso registre seu log de acesso e registro de navegação e que denuncie sigilosamente qualquer atividade suspeita.

Imagine agora que um jovem adolescente caminhe tranquilamente pelas ruas ouvindo seu player e seja abordado pela policia e seja detido por estar transportando dados ilegais. Ou ainda que um executivo seja preso pois em seu Pen Drive tem um arquivo PDF de parte de um livro que ele não obteve autorização para transportar. Ou ainda que você que gosta de Mangá, seja preso por traduzir um!

No blog do Sérgio Amadeu, você encontra de forma didática os perigos que representam o projeto de cibercrimes, inclusive a possiblidade da extinção de redes P2P e redes sem fio abertas, inviabilizando varias atividades como o software livre, VOIP e TV via P2P, dentre outros

Você também pode encontrar muita informação no Blog Não sou um Número e no Alerta total, além de outros blogs e nos feeds ao lado (mais em baixo por favor).

Contamos com sua participação!

Coloque o selo abaixo em eu blog, redimensione-o e aponte para este post.

Selo

Selo

O selo foi uma cortesia do blog Copiar e Colar.

UPDATE:

06/07/08 – Assine já a petição pelo VETO ao projeto de cibercrimes escrita por Sérgio Amadeu e André Lemos, todos estão convidados à assinar.

09/07/08 – O projeto foi aprovado de forma velada no Senado, ficou melhor com as emendas propostas pelo Mercadante, mas o projeto ainda está muito ruim, veja aqui parecer do Ronaldo Lemos da FGV, a briga continua pelo veto do artigo 22 e demais artigos citados no parecer do Ronaldo Lemos.

12/07/08 – O Romulo fez um ótimo e motivador balanço do ciberativismo.

Sobre João Carlos Caribé

Consultor Trandisciplinar, Mestre em Ciência da Informação.

Uma resposta »

  1. Caribé
    Grande Luta.
    Estamos nesta. Até o dia 19.

    Responder
  2. Olá Caribe,

    Logo após a liberação do selo vou fazer a chamada no meu blog e aderir a campanha. Parabéns pela iniciativa e espero que a blogosfera afinal se mobilize a favor.

    Responder
  3. Esse movimento é muito legal …

    Querem acabar com a nossa liberdade … não vamos deixar…

    Responder
  4. To nessa!
    E parabens pelo projeto. Muito bem escrito.
    Abs

    Idman

    Responder
  5. Pingback: DUCARALEO.com.br » Blog Archive » Dia da Blogagem Política

  6. Pode contar comigo neste dia.

    Responder
  7. Pingback: Descolagem: Post épico para evento idem at Working Class Anti-Hero

  8. Pingback: Carioquíssimo » Blog Archive » Descolagem: Cultura online, liberdade civil e muito mais

  9. Pingback: » Contra o Projeto de Lei do Senador Azeredo - Raquel Camargo

  10. cheguei aqui pelo #descolagem, e estou de acordo. As coisas começam aos pouquinhos né? O caso do Pedro Dória, a censura do Estado e do Jornal da Tarde, esse projeto lei…

    Não sei se vc viu o Estadão de hoje, o editorial contra a censura: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080705/not_imp201027,0.php

    Bom, vou fazer o post e aviso quando tiver publicado o dito cujo. E parabéns pela iniciativa

    Flavia

    Responder
  11. Passei para parabenizar pela iniciativa e pela participação no #descolagem. O dia da blogagem política já está na agenda!

    Responder
  12. A liberdade de expressão e a capacidade de comunicação com qualquer parte do mundo sem nenhum controle pelos governantes é algo que deixa os mesmos enlouquecidos. Afinal sem controle dos meios de comunicação e divulgação da cultura, fica dificil para esses malditos ditadores e uma elitezinha que os apoia se perpetuarem no poder e nas mordomias.
    Esse Azeredo mesmo, é outro que a anos “mama” nas tetas dos governos e agora quer nos castrar, para perpetuar essa mamata, para si mesmo e parentes/amigos. Provavelmente ele, espertalhão que se acha, levou alguma “traulitada” em algum site na internet (pegou virus, comprou e não recebeu, foi alvo de alguma critica contra as picaretagens do mesmo, não se esqueçam do mensalão, caixa dois etc,), por sua própria estupidez e agora quer “controlar” para beneficio proprio. Bando de canalhas.

    Responder
  13. Bom, eu xingo políticos diariamente, e critico cada atitude idiota deles no meu espaço, não poupo ninguém, seja senador, presidente, governador etc, etc
    to DENTRO.
    Se tiver alguma idéia de selo, falo com vcs, mas eu pego bem pesado com os políticos!
    abraços

    Responder
  14. esqueci de colocar meu blog
    agora foi heheh
    abrçs

    Responder
  15. Pingback: Digital Drops » Blog Archive » Manifesto Contra o Projeto de Lei que Transforma Internautas em Criminosos

  16. Sinceramente, acho que a intenção de acabar com crimes como pedofilia e plágio é muito louvável e necessária porém este projeto de lei deveria sofrer uma série de mudanças e adequações pois tira de todos os usuários da internet o direito da privacidade e liberdade de expressão.
    Descordo totalmente do Juliano Eberhadt do InDrops que diz “País de Merda”, não é o país que é uma merda e sim algumas pessoas nojentas que se utilizam de meios ilícitos para poder alcançar seus objetivos, sejam eles por meio da internet ou não. Essas sim são pessoas de merda e não um país inteiro que tem incontáveis riquezas, belezas e pessoas que trabalham seguindo leis, regras, normas e valores morais de sol à sol para conseguir ter uma vida digna.

    Eu apoio este movimento e vou aguardar a liberação do selo.

    Abs

    Responder
  17. Pingback: Blogagem Política

  18. Pingback: Tiago Celestino .blog - Eu digo NÃO ao projeto do Senador Azeredo

  19. Pingback: Café, Insônia e Nenhuma Criatividade » Blog Archive » Escondam os IPOD’s, deletem as MP3’s, excluam os animês!

  20. Estou nesta luta, com certeza!
    Já assinei e no dia 19 faremos tremer a Web e mostraremos que os bons não podem pagar pelos maus.
    Xo censura!!!

    Responder
  21. Pingback: Pelo Debate E Transparência No PL De Controle Da Internet

  22. Pingback: Krix Apolinário » Blog Archive » Manifesto Contra o Projeto de Lei que Transforma Internautas em Criminosos

  23. Estou nessa blogagem coletiva. É lamentável que nosso povo tenha uma memória tão curta. Acham que qualquer forma de repressão é válida contanto que atendam aos seus pequeninos interesses… Na luta no dia 19/07!! Censura nunca mais!!!

    Responder
  24. Pingback: Manifesto Contra o Projeto de Lei que Transforma Internautas em Criminosos « Linux para Todos!

  25. Pingback: Blogagem Coletiva: Blogagem Política [19.07.08] | 30 & Alguns

  26. Vou ver se consigo participar. Porque, dia 19 é dia de Encontro de Webdesigners :)

    Responder
  27. Pingback: aHomba.com » Blog Archive » Manifesto Contra o Projeto de Lei que Transforma Internautas em Criminosos

  28. Pingback: S.O.B.R.E.T.U.D.O » Internauta não é sinônimo de criminoso!

  29. Pingback: Senador Azeredo: internautas não são criminosos » Ladybug Brasil - Sobrevôos, descobertas, achados.

  30. To com vocês, mas parece que não deu tempo!

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u420911.shtml

    E agora?!

    Coloquei seu link no meu blog!!
    Até mais!!

    Responder
  31. Pingback: Projeto Azeredo Aprovado «

  32. Pingback: É Tudo ou Nada » Blog Archive » Seja contra a lei que nos transforma em criminosos na internet

  33. Vamos nessa! Indiscutivelmente necessário participar.

    Responder
  34. Pingback: EunaRede.Com » Blog Archive » Projeto de Lei Transforma Internautas em Criminosos

  35. Pingback: Manifesto Contra o Projeto de Lei que Transforma Internautas em Criminosos - Proteste Tambm! Assine a petio contra a Burocratizao da Web no Brasil e a Invaso de Privacidade. | veines-noires.org _ vs.28

  36. Pingback: Manifesto Contra o Projeto de Lei que Transforma Internautas em Criminosos | betohayasida.net

  37. Quem tem mais de 30 anos conheceu bem o que é a censura,estarei nessa coletiva tambem,parabéns pela iniciativa.Censura nunca mais!!!

    Abç

    Responder
  38. Conte com meus dois blogs nessa POSTAGEM COLETIVA dia 19.

    Responder
  39. Olá, pessoas, eu não quero voltar ao tempo daqueles documentos da Censura antes das novelas e shows, e nem das receitas de bolo nos jornais. Liberdade sim, com responsabilidade. Dia 19 estarei com vocês na blogagem coletiva.

    Beijos made in Recife.

    Responder
  40. Pingback: Se Você Não Fizer Alguma Coisa, A Internet no Brasil Se Tornará Uma Versão Cibernética da Alemanha de Hitler

  41. Está na hora de organizar a primeira grande manifestação digital do país, mas apenas com post acho pouco só quem lê posts sao blogueiros, acho que toda população devia ficar sabendo, as pessoas normais já que tudo que podemos fazer eh barulho, então vamos fazer barulho.

    Responder
  42. Pingback: Vote contra o projeto de lei que transforma usuários em CRIMINOSOS! « Sryche’s Blog :P

  43. Pingback: Usuário Francoelho no diHITT

  44. Pingback: MAIS ATITUDES

  45. Nós do QGnet.com.br estamos nessa luta também!

    Responder
  46. Tô dentro, claro!!!
    Dia 19, estamos aí!!

    Responder
  47. Conte com meu site já publiquei o logo com o link para seu site.

    Amauri
    livresoftware.com.br

    Responder
  48. Também estou nessa. Já assinei a petição, dia 17 vou fazer a chamada pra blogagem (o post será às 9h) e no dia 19, às 00:01, vai ao ar meu post sobre a blogagem política coletiva.
    É preciso juntar forças para tentar reverter este quadro sombrio que foi pintado no horizonte da internet brasileira.

    Responder
  49. Não irei aderir ao dia da Blogagem Política, porque acho que os efeitos serão quase que irrelevantes. Penso que a forma de se protestar no Brasil e no Mundo tem modelo antiquado e tão violento quanto as atitudes de quem controla. Mas eu acho que há muito equívoco nas formas de controle do Estado Brasileiro aos seus cidadãos, pois, não há como criticar se não haver o mínimo de motivação pra tal. Críticas são sempre necessárias e deviam mesmo ter espaço. Muitos autores desse tipo de projeto de controle vem de gerações ditatoriais e conservadoras, que sempre usaram da força pra calar quem, de alguma maneira, direta ou indiretamente, divulgue alguma arbitrariedade. Os políticos não percebem que o inimigo deles e da sociedade são eles mesmos.

    Responder
  50. Olá J.C., tudo bem? Cheguei aqui por indicação de Luma – Luz de Luma – e estou aderindo a campanha. Já estou fazendo uma semana sobre censura em meu blog, e a blogagem será uma participação forte e boa nesta semana.
    Abs, sucesso.

    Julio Moraes

    Responder
  51. Pingback: Projeto de Cibercrimes - colocando os pingos nos is » Dia de Folga - opinião com gelo e laranja

  52. […]PARTICIPE da blogagem política coletiva: Chamada para o Dia da Blogagem Política. Pare, pense e colabore! Ou então se arrependa depois![…]

    Pingback de Liberdade de expressão – Eu gosto de blogar!

    Manual né! :D

    Parabéns pela iniciativa!

    Responder
  53. Gostei da sua ideia, se der eu participarei.
    Big Beijos

    Responder
  54. Pingback: Quer entender o projeto de lei de Cibercrimes? — QueroTerUmBlog.com!

  55. Pingback: Censura: Síndrome da Rainha de Copas assola o país « Censura não !

  56. Pingback: Global Voices Online » Brazil: Bloggers question the 13 new cyber-crimes

  57. Pingback: Global Voices Advocacy » Brazil: Bloggers question the 13 new cyber-crimes

  58. Eu já voltei e divulguei!!!

    Censura não!!

    Responder
  59. Bruno Marcondes

    Bicho Vamos fazer uma campanha nacional em prol do voto nulo nessas eleições. Isso deve atingir proporções mundiais. Deve ser uma espécie de desobediência civil mundial!! Devemos mostrar para esses caras que não estamos brincando!!!
    Vamos mostrar para eles!!

    Responder
  60. Já peguei o selo e vou agendar postagem para amanhã!
    parabéns pela iniciativa e obrigada pelos debates aqui, muito construtivos!
    até mais….

    Responder
  61. Pingback: Blogagem Política Coletiva « Mundo véio sem portera!!

  62. Pingback: Hoje é dia da blogagem política « Censura não !

  63. Pingback: A Esperança Não Pode Ser a Única Que Morre « netnos

  64. Pingback: O Projeto de Lei de Cibercrimes (de novo) e outras coisas » Dia de Folga - opinião com gelo e laranja

  65. Olá..
    Tô participando..
    Fiz um Banner..já postei!!
    Xôooo..eu não quero ser amordaçada não!!
    Tchauzinho..

    Responder
  66. Pingback: DireitoeTrabalho.com | Acerca da Lei Azeredo

  67. Pingback: Luz de Luma, Yes party!

  68. Comunico que meu site está participando da blogagem com um artigo com informações do blog Sérgio Amadeu para concientização e assinatura do manifesto para quem ainda não o fez.

    Amauri
    livresoftware.com.br

    Responder
  69. Pingback: Global Voices Online » Brazil: Blogging Against Web-Censorship

  70. Pingback: Nódoa do Universo » Blog Archive » Politicagem digo, Blogagem Política

  71. FORA CENSURA, os políticos e os barões da comunicação estão MORRENDO DE MEDO da internet, pois, ela significa o fim do controle da informação das mãos deles. A internet representa a tão sonhada liberdade de comunicação da sociedade, de poder escolher o que ler, ouvir, assistir. Agora os vagabundos desses políticos querem uma lei que prenda o internauta por qualquer coisa que faça na internet. Se essa lei não for vetada, voltaremos à 1964 e teremos uma espécie de “ditadura virtual” onde todos nossos passos serão vigiados e qualquer deslize que tenhamos seremos punidos por isso. Adeus liberdade online, bem-vindos à “ditadura virtual”. Parece que 1964 não acabou, ele continua na internet.

    Responder
  72. Pingback: Lei e liberdade | Livros e afins

  73. Pingback: Entrevista Blogs Blogagem Política

  74. Amigos,

    Não abro mão de dirigir minha própria vida!
    Liberdade já! Censura nunca mais!

    Sds

    Marcus, Editor Speed Racer Go Brazil

    http://speedracergobrazil.blogspot.com
    http://picapaubrazil.blogspot.com
    http://criativodegalochas.blogspot.com

    Responder
  75. Pingback: Dia da Maturidade Política | Instrutor de Yôga

  76. Pingback: Protesto Político? | Sem título ainda...

  77. Pingback: Censura? Não! De jeito Nenhum! « Nada melhor que uma noite em claro.

  78. O VIASDEFATO.COM também está participando desta campanha.

    Link para a postagem: viasdefato.com: A voz das multidões contra o projeto de lei do Sen. Eduardo Azeredo (Lei de Cibercrimes)

    Parabéns pela iniciativa!

    Responder
  79. Pingback: Chamada para o Dia da Blogagem Política « Sebastião Rabelo

  80. Amigos,

    Há tempos que denuncio e fico de olhos nas ações dos políticos em Brasília.
    Não abro mão da minha liberdade e sou contra toda e qualquer tipo de censura!

    Post devidamente publicado ontem!

    Sds

    Marcus, Criativo de Galochas

    http://criativodegalochas.blogspot.com
    http://speedracergobrazil.blogspot.com
    http://picapaubrazil.blogspot.com

    Responder
  81. Pingback: Global Voices Online » Brazil: On authoriterrorism and online surveillance

  82. Pingback: Global Voices Advocacy » Brazil: On authoriterrorism and online surveillance

  83. A Lealdade Feminina se junta à Blogagem Coletiva
    contra a censura… e pela liberdade de expressão sempre!!!
    A Revolução é todo dia…

    Responder
  84. Pingback: Censura de novo! Mas quando foi que nos livramos dela? « Teoria do Caos

  85. Quem nasceu primeiro:
    – o ovo ou a galinha?
    – o país ou sua constituição?
    – o crime ou a lei?
    – a internet ou …?

    A Internet é terreno novo. Primeiro temos que padronizar, organizar, criar regras para depois tipificar os crimes atualizando, evidentemente, as leis senão, criando outras leis novas.

    Responder
  86. Pingback: Blogagem Política Contra a Censura e a Lei de Cibercrimes — Documento Tupiniquim

  87. Atrasada, só fui ler todas as matérias a respeito agora >_<
    Deixei um link no meu discreto blog pra cá.

    Responder
  88. Pingback: Diana Pádua » Criminalização da Internet no Brasil: DIGA NÃO!

  89. giovannigrimaldi

    Nossa, eu não sabia da blogagem coletiva …

    Mas, no dia 12/07/2008 eu postei um artigo lá no meu blog (www.butecodebits.com.br) sobre o projeto de lei do Sr. Azeredo.

    Se eu soubesse, esperava um pouco mais …

    Responder
  90. Pingback: Definição de Sucesso: Um Mundo Melhor Porque você Blogou

  91. Pingback: Petição contra o PL 89/03 de cibercrimes ultrapassa 100 mil assinaturas « Censura não !

  92. Pingback: Assim como o carnaval, todo hype tem seu fim. | Sem título ainda...

  93. Pingback: Brazilië

  94. Pingback: Global Voices em Português » Brasil: Blogueiros questionam os 13 crimes cibernéticos

  95. Pingback: Chamada para a blogagem politica II - Não ao vigilantismo « Xô Censura !

  96. Pingback: Blogagem coletiva - Não ao vigilantismo | Copiar e Colar

  97. Pingback: A união faz a forç « A vida é uma caixinha de surpresas

  98. Pingback: Tiago Celestino.blog - Eu digo Não ao projeto do Senador Azeredo

  99. PROJECTO JUSTIÇA GONÇALO AMARAL – Nós, Cidadãos pela Defesa dos Direitos e Liberdades – Projecto Justiça Gonçalo Amaral, de acordo com o que está previsto no Artigo 52º da Constituição da República Portuguesa e na Lei nº 43/90, de 10 de Agosto, alterada pela Lei nº 6/93 de 1 de Março e pela Lei nº 15/20.03 de 4 de Junho e pela Lei nº 45/07, de 24 de Agosto, vimos pela presente declarar a nossa indignação face ao ataque perpetrado contra o direito à liberdade de expressão do Cidadão Gonçalo de Sousa Amaral, que viu ser censurado não apenas um livro (MADDIE, A VERDADE DA MENTIRA), mas também qualquer expressão, oral ou escrita, sobre a tese que defende. Com efeito, a decisão recente do tribunal de Lisboa de proibir, mais do que a venda de um texto, todo um raciocínio que lhe está subjacente – raciocínio esse que se encontra, comprovadamente, expresso, fundamentado e deferido, no âmago de um processo de investigação criminal -, constitui, na nossa opinião, um grave e preocupante precedente. Nunca, desde a Revolução de 25 de Abril de 1974, se havia assistido, neste País que tão valorosamente lutou na defesa da Cidadania responsável e livre, a tamanho ataque contra a Liberdade de Expressão, direito fundamental consagrado no Artigo 37º da nossa Constituição e no Artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Um ataque agravado pelo facto de a tese defendida pelo Dr. Gonçalo Amaral reflectir rigorosamente os factos de uma investigação já fora do segredo de justiça e já tornada pública, um raciocínio lógico e devidamente fundamentado. Concorde-se, ou não, com as conclusões a que chegou toda uma investigação policial, é indefensável proibir a sua reprodução e discussão. A Liberdade de Expressão, exercida com responsabilidade, é um direito inalienável de qualquer Cidadão Português, e não podemos aceitar sem protesto que se volte a perder algo que tanto custou a conquistar. Desta forma, solicitamos a imediata devolução do Direito de Expressão ao Cidadão Gonçalo de Sousa Amaral, ao abrigo da Constituição da República Portuguesa, e em respeito pelos Direitos Humanos universalmente consagrados.

    Responder
  100. Pingback: Censura: Síndrome da Rainha de Copas assola o país | From Lady Rasta

  101. Pingback: Blogagem Coletiva: Blogagem Política [19.07.08] | 30 e Alguns

  102. Pingback: Criminalização da Internet no Brasil: DIGA NÃO! | Midiamorfose

  103. Pingback: Blogagem Coletiva: Blogagem Política [19.07.08] | 30 e Alguns

Deixe um comentário