Assinatura RSS

Beto Richa é Censurador! Blogs, Revistas, Pesquisas e o Twitter

Maurício Betti, publicitário e tuiteiro, é a mais nova vítima de Beto Richa, candidato tucano a governador do Paraná.

Richa vem constantemente censurando blogueiros, pesquisas eleitorais, a revista Istoé, e agora partiu para uma nova modalide de censura: A de censurar tuítes. A situação é tão ridícula que até mesmo colunista da Folha chamou o Richa de “mané”.O caso é o seguinte, segundo conta a revista Época, Maurício Betti, que no Twitter responde por M.Betti, supostamente infringiu a lei ao “vazar” o resultado de uma das inúmeras pesquisas eleitorais censuradas pela campanha de Richa. O caso é que todas estas pesquisas vem mostrando uma queda do candidato frente ao seu oponente, o Pedetista Osmar Dias.

Depois de obter na Justiça Eleitoral a suspensão de pesquisas de sete institutos, como o Ibope e o Datafolha, o candidato do PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa, conseguiu censurar um texto de 112 caracteres de um usuário do Twitter. O tuiteiro condenado é o publicitário Maurício Betti, que tinha 188 seguidores até a noite da sexta-feira, 1º de outubro. O tuite embargado falava sobre um suposto vazamento de uma pesquisa censurada do Datafolha

Richa entrou com um processo contra Betti para fazê-lo apagar o tão terrível tuíte e, ainda, o fez postar em seu microblog um pedido de desculpas “legal”. A situação só pode nos despertar medo e temor. Estamos diante não só da prática mais grotesca de censura, como também de um monitoramento criminoso de redes sociais e a perseguição à blogosfera e tuitosfera independente.

Não surpreende que o partido de Richa seja o mesmo PSDB do Azeredo, censurador-mor da internet e autor do #AI5Digital.

Eis o que Betti foi forçado a tuitar, para não ter de pagar multa e enfrentar outras consequências – e vale notar que a inteligência (sic) da justiça (sic²) é tanta que o que ele haveria de tuitar sequer cabia num único tuíte! Viva a improvisação!:

Instigado pela @Myris e pelo @Caribe corri atrás do tuíte censurado (já apagado pelo autor por força de decisão judicial), fui atrás do cachê do google e, por sorte, encontrei o tuíte que Beto Richa censurou e mandou apagar:

Beto Richa e todos os DemoTucanos da terra podem tentar nos censurar, usar seu poder e dinheiro para contratarem quantos advogados quiserem e comprarem quantas decisões judiciais forem possíveis, mas JAMAIS irão superar o poder da rede, da colaboração e da militância.

Maurício Betti foi perseguido, censurado e humilhado e deve contar com o total apoio da blogosfera. Beto Richa deve ser desmascarado e, então, enterrado. Ele, Azeredo e todos os demais que atentam contra nossa liberdade de expressão.

Raphael Tsavkko

Sobre Raphael Tsavkko Garcia

Mestrando em Comunicação (Cásper Líbero) e Bacharel em Relações Internacionais (PUCSP). Pesquisador na área de Cibercultura e Cibergeografia. Blogueiro e Vascaíno! Blog: http://www.tsavkko.com.br Autor e tradutor: http://globalvoicesonline.org e http://pt.globalvoicesonline.org Colunista do Diário Liberdade - "Defenderei a casa de meu pai": www.diarioliberdade.org Twitter: @Tsavkko Facebook: Tsavkko

»

  1. Realmente é constrangedor saber que estamos sendo vigiados. Queria ver se eu inventasse um pesquisa qualquer onde os dados contidos fossem todos inventados e favorecessem o candidato Beto Richa (por exemplo, que ele ganharia no 1º turno com uma margem enorme de diferença pro Osmar Dias).. tenho quase certeza que ele divulgaria isso no seu site ou até mesmo publicaria em algum jornal. É complicado.. principalmente porque quem perde com tudo isso somos nós, eleitores, que ficamos à mercê de uma guerra idiota e sem cabimento, que até o presente momento está se mostrando absolutamente ineficaz. Após ler este blog, decidi mudar meu voto: votarei nulo! E digo mais: irei gravar meu voto e postá-lo no YouTube ainda amanhã (usuário: nconilton). Sei que o voto é secreto, mas vou divulgá-lo.. isso chama-se livre arbítrio! E quero só ver quem é que vai querer me processar depois!
    Um abraço a todos que colaboraram pelo vazamento destas informações e por fazerem nossa imprensa ser mais livre.

    Responder
    • quanto q vc tava ganhando p/ ajudar a “queimar” a candidatura do tucano BETO RICHA.
      será que as pesquisas estavam corretas!(53%) de votos validos

      Responder
  2. Resolvi dar um viés cômico e ridicularizar um pouco a passagem da bolinha de papel através de um vídeo caseiro feito com amigos, que possivelmente dará aos leitores um pouco mais de ânimo para lutar pela verdade e pelo fim da manipulação ideológica e de imagens.
    Grande abraço!
    Bruno Guedes

    Responder
  3. DR. ABBOUD LAHDO

    NOBRE JORNALISTA:

    O CNJ IGNORA O QUE PASSA NA JUSTIÇA. ENTÃO É DE SE PERGUNTAR, ESTARIA O CNJ CUMPRINDO O SEU PAPEL, OU APENAS VIVENDO DE APARENCIAS E A CORRUPÇÃO CONTINUA CADA VEZ MAIS PROFUNDA?

    AJUDE A DIVULGAR

    É BOM CONHECER UM POUCO DA JUSTIÇA:
    É BOM VERIFICAR AS DENUNCIAS DO DR. ABBOUDLAHDO NO YOU TUBE SOBRE A JUSTIÇA NO BRASIL

    estes são alguns vídeos que fez sobre invasão de terras no ms pelo poder judiciario
    SOU JORNALISTA FOTOGRAFICO E TAMBÉM DIRIGI O FILME DE LONGA METRAGEM INTITULADO PARALELOS TRAGICOS

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: