Assinatura RSS

A estratégia de demonização da internet

É consenso entre os críticos de que existe uma conspiração velada contra a Internet, afinal na cabeça dos dinossauros, ela afeta seu modelo de negócios, de fato afeta, mas é preciso evoluir, seguir a corrente e não tentar nadar contra ela ou represar a tendência, um dia a barragem vai ruir e o estrago será ainda maior.

A estratégia de demonização vem sendo praticada de forma pontual, a mídia esta sempre tentando associar uma tragédia à Internet, e quando isto não é possível coloca uma noticia sobre a Internet logo em seguida à da tragédia, dando a percepção de que uma coisa tem relação com a outra. Tem também os canais de TV aberta onde seus apresentadores populares ficam clamando por novas leis contra a pedofilia, mesmo depois da lei ter sido sancionada pelo Presidente da República.

Sintese do PIG

Venho observando uma estratégia pontual das midia em geral, não sei ainda quem esta por trás destas iniciativas, pode não ser alguma organização e/ou grupo específico, podem ser vários, afinal a “maldita internet” esta tornando os atravessadores obsoletos. Atravessadores de informação, de conhecimento, de cultura, em fim, o acesso aos bens culturais agora não precisa mais dos bem remunerados intermediários.

Esta estratégia eu citei de forma discreta no meu artigo na última edição da Revista Feed-se, edição especial democracia:


[..]Os fazendeiros são estrategistas experientes, conseguem fazer os touros de massa ruminarem
informações ao vento, em diversos pontos do curral, dando a impressão de que se trata de uma ruminada meme, quando na verdade é apenas um pequeno mugido, ruminado de forma orquestrada e pontual.[..]

Ou seja, se você observar com insenção vai perceber que as TVs abertas adotam a estrategia de noticiar quase que diariamente casos pontuais envolvendo pedofilia, são em geral o mesmo caso noticiados em diversos veículos e em diversos noticiarios ao longo do dia, em sua maioria são casos relatados pela Policia Federal. E quando o caso não associa a pedofilia à Internet, a noticia é sempre seguida por outra relacionada à internet, dando uma percepção de que pedofilia esta sempre associada à internet. E por estaram em diversos canais da TV aberta passam a percepção de que se trata de uma “epidemia” de pedofilia. Estas estratégias configuram o que chamo de “Mantra da Irracionalidade” e tem até um ensaio sobre a pedofilia.

A demonização da Internet não se da somente na seara da pedofilia, estão sempre associando-a a crimes diversos, e de forma intensa, e quando ela é o “mocinho” ou esquecem de falar isto, ou minimizam o seu mérito.

Foi o que aconteceu em 03/10/08 no Globo Reporter, foi impressionante a manipulação. Trata-se da história do Bira, o morador de rua que passou num concurso para o Banco do Brasil.  Em linhas gerais a história verdadeira é assim e me foi contada pelo Mario Brandão, presidente da ABCID:

Um dono de Lan House, colecionava informações sobre concursos públicos, um belo dia ele colocou os links e apostilas em todas as maquinas da Lan House. Bira um morador de rua e frequentador da Lan House, tinha MSN, Orkut e estava querendo prestar concurso público para o Banco do Brasil. Estudou na Lan House, fez a prova, passou. Mas para assumir o cargo tinha de eliminar uma divida, um dos amigos virtuais fez uma vaquinha e ele pagou, e assumiu o cargo. Mas mesmo assim, ainda não se sente realizado, para isto ele precisa abrir uma Lan House para que outras pessoas tenham a mesma oportunidade que ele teve.

Agora vejamos como a história se contou, em duas versões: A Record contou a história correta, já a Globo distorceu a história e substituiu Lan House por Biblioteca, e em momento algum falou de lan house. Assista e comprove o PIG (Partido da Imprensa Golpista) em ação…

Sobre João Carlos Caribé

Consultor Trandisciplinar, formado em Publicidade e pós graduado em Mídias Digitais. Foi um dos pioneiros do ciberativismo pela liberdade na Internet, conquistando o prêmio Frida em 2011 pelo trabalho desempenhado na defesa da liberdade na Internet no Brasil. Também sou conselheiro no primeiro Conselho de Coordenação da NETmundial Initiative e membro do comitê executivo da NCUC na ICANN, ambos representando a sociedade civil da América Latina e Caribe. Também sou membro da Internet Society Brasil, Red Latam, BestBits, Comunidade Diplo, Dynamic Coalition on Network Neutrality and Global Net Neutrality Coalition.

»

  1. Acho que o consenso de conspiração é meio vago… mas apontar à necessidade de alerta para se garantir a liberdade e direito à privacidade na internet é importante mesmo.

    Responder
  2. Pingback: Twitter Trackbacks for A estratégia de demonização da internet « Xô Censura ! [xocensura.wordpress.com] on Topsy.com

  3. muito bem, vamos em frente e combatamos esse triste e real quadro de analfabetos funcionais, pois, se esses setenta por cento (70%)de brasileiros acordarem, o mundo será maravilhoso, um colosso. contem conosco.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: