Assinatura RSS

Justiça paraense censura jornais

Publicado em

Os jornais O Diário do Pará, O Liberal e Amazônia foram censurados pela justiça paraense. O edito de censura foi proferido pela desembargadora Eliana Abufaiad e requerido pelo Estado do Pará, Movimento República de Emaús e pela Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (sic). Os jornais citados ficam proibidos de mostrarem “fotos/imagens de pessoas vítimas de acidentes e/ou mortes brutais e demais imagens” sob pena de multa diária de R$ 5 mil por publicação. A reportagem do Folha de S. Paulo desconfia de motivos políticos:

Para representantes dos jornais, além de censura prévia, há um fator político. Segundo eles, o pedido da Procuradoria, feito no final de 2008, visava diminuir o desgaste do governo de Ana Júlia Carepa (PT) com uma onda de crimes que atingiu a classe média de Belém.
“Talvez não fosse conveniente para alguns que esses fatos fossem expostos”, disse Gilson Nogueira, diretor de Redação do “Diário do Pará”, empresa da família do deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA).

»

  1. Concordo plenamente com a decisão da desembargadora. As fotos divulgadas pelos referidos jornais são frutos de mal jornalismo, sensacionalista e sem respeito algum pelos mortos e suas famílias.

    A liberdade de imprensa não tem o direito de violar garantias constitucionais com valor agregado muito maior. Os fotógrafos e jornalistas passam por cima de vários direitos fundamentais ao divulgar da forma mais apelativa possível as fotos dos falecidos.

    Responder
    • Raimundo F. Dias

      Todo veiculo de comunicação de grande maça, tem o direito de divulgar os acontecimentos que o grande público leitor quer saber.É de utilidade pública, nao estamos mais nos anos de chumbo graças a Deus. Nao podemos mais ser enganados por uma minoria que acha que o povo é iguinorante, e tentam esconder suas pécimas adminitrações, se na área Federal, Estadual ou Municipal. Era só o que faltava, quererem cobrir o sol com a peneira, tenho dito!!!

      Responder
  2. João Monteiro Neto

    Esta senhora,como a maioria dos politicos deste país, só está preocupada com o salário que recebe no final do mês, por conta do dinheiro do povo.

    Responder
  3. ok, censura nunca é boa, e demais imagens é absurdamente abrangente. Mas daí a achar que mostrar fotos de cadáveres dilacerados é sensato é pisar na jaca, né?
    bom senso, né?
    que secobre a informação , muito válida, mas publicar fotos dos mortos é de extremo malgosto e desrespeito.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: