Assinatura RSS

Totalitarismo ativo e operante no Orkut

Não estamos na China, mas estamos revivendo os lindos tempos da censura. È bom para quem não conheceu o tempo onde tudo que era contra o interesse da elite dominante era sumariamente eliminado. Assim foi o que aconteceu hoje no Orkut.

A comunidade “Descriminalizem a Pirataria” foi sumáriamente excluida, com seus mais de 3000 membros a bordo, e sem nenhuma explicação. A comunidade era moderada pelo Tulio Vianna, professor de Direito Penal da PUC Minas.

O proprio Tulio pediu explicação na comunidade de suporte do  Orkut e obteve a indicaçáo de um link para reclamar a comunidade de volta.

Veja que este tipo de censura tinhamos nos anos 70, em plena era da ditadura, alias sinceramente acredito que ainda estamos na ditadura, chamar o que temos de democracia é no mínimo cinismo. E é este tipo de realidade que estamos prestes a vivenciar caso o projeto de lei de Azeredo seja aprovado.

Aproveite e faça como o Sergio Amadeu sugere, envie um email para o Senador do seu estado pedindo para emendar o projeto e retirar de la os artigos que ferem a liberdade e privacidade.

Este caso de censura no Orkut pode ser acompanhado na comunidade Cibercultura e no PPP É um partido pirata. Mas corra antes que estas comunidades sejam censuradas tambem.

Agora pense na sua privacidade, será que já não esta na hora de confiar menos no Google e deixar de usar seus serviços?

Sobre João Carlos Caribé

Consultor Trandisciplinar, formado em Publicidade e pós graduado em Mídias Digitais. Foi um dos pioneiros do ciberativismo pela liberdade na Internet, conquistando o prêmio Frida em 2011 pelo trabalho desempenhado na defesa da liberdade na Internet no Brasil. Também sou conselheiro no primeiro Conselho de Coordenação da NETmundial Initiative e membro do comitê executivo da NCUC na ICANN, ambos representando a sociedade civil da América Latina e Caribe. Também sou membro da Internet Society Brasil, Red Latam, BestBits, Comunidade Diplo, Dynamic Coalition on Network Neutrality and Global Net Neutrality Coalition.

»

  1. Deixar de usar Google só por causa de uma comunidade?
    LOL

    Responder
  2. Lucas, com certeza a sua miopia politica não o deixa enxergar nas entrelinhas, não sugiro deixar o Google por causa de uma comunidade, e sim porque ele esta totalmente submisso às gralhas que governam nosso pais e com isto nossa privacidade esta sériamente ameaçada.

    Mas se você não se importa com isto quem dá um LOL sou eu.

    Responder
  3. Não posso comentar com relação ao Google em si, no entanto, qual a alternativa? Já foi provado que se a empresa opera no Brasil, o governo exerce suas influências e acaba conseguindo o que quer, e caso não opera no Brasil bloqueiam o acesso. Estamos praticamente na China. Não há um “Big Firewall” físico real, mas há um virtual.

    Não há alternativa, infelizmente.
    Abs

    Responder
  4. E, com o Google se entregando (e entregando seus usuários) para os espiões, censores e ditadores do Ministério Público e da ONG SaferNet, podem se preparar que o pior ainda está por vir.

    Pois é óbvio que eles não estão apenas caçando pedófilos (esta é a justificativa boazinha para começar a caçada a todo mundo que esteja dizendo ou fazendo algo “inconveniente”).

    CPI aprova quebra de sigilo de 18 mil páginas do Orkut
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u418514.shtml

    Responder
  5. Se você “acha” que foi só isso que o Orkut/Google fez, é porque não viu nada… Leia todos os posts desse tópico:

    http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=15839145&tid=5218371739915022571&na=1&nst=1

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: