Assinatura RSS

Milicias o novo mito midiatico e o Orkut

As milicias são o novo mito midiatico, na verdade este termo milicia é relativamente novo, o termo que conhecia era “policia mineira”. O mais curioso disto tudo é que o Estado nunca pareceu muito preocupado com a expansão do tráfico, ao menos não me lembro deste fato ter tido cobertura identica pela mídia.

O que eu imagino é que o tráfico e o Estado, são o mal e o bem, uma luta socialmente aceita. Um é o mocinho e o outro é o bandido, o mocinho esta sempre lutando em defesa do bem, mas o bandido é “osso duro de roer”, o bem ganha algumas batalhas mas ainda não ganhou a guerra, mas o bem nunca desiste. A sociedade já aceita o fato de que vai conviver com o mal, mas o bem esta fazendo tudo que pode, e isto conforta de certa forma.

Opa! Mas quem são estes caras que estão combatendo o mal ? Não são do Estado, mas estão fazendo o papel do Estado, e muito melhor que o Estado. Agora existem zonas de tranquilidade, sem crimes e sem bandidos. E agora ? O que a sociedade vai pensar?

Milicias existem há muitos anos, a empregada da minha mãe há mais de 20 anos falava que o lugar que ela morava, o Rio das Pedras era muito traquilo e não tinha bandido. Durante anos as milicias instalaram-se em pontos isolados, agora estão dominando as principais zonas de bandidagem, e agora?

É dificil avaliar, quanto mais sem conhecimento mais profundo, se as milicias são do bem ou do mal, mas uma coisa eu sei, o Estado vai ter de trabalhar efetivamente para substituir as milicias e garantir no mínimo a mesma tranquilidade que elas garantem. É uma disputa única, se Estado falhar, as milicias podem voltar ainda mais fortalecidas.

Solução existe, diversas cidades e até paises inteiros como a Colômbia conseguiram vencer o crime organizado. O novo Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral me surpreendeu, chegou mostrando vontade de mudar, mudar o que dois mandatos de Brizola e dois mantados de Casalzinho estragaram. Vamos torcer para que o bem venca o mal e garanta esta vitoria por muitos anos.

Em tempo, o Orkut lá no título é porque “pra variar” tem uma promotora querendo investigar e fechar comunidades no Orkut sobre as milicias, uma delas chama-se “Milícias -RJ = Solução!!!”, provavelmente criada por algum indignado com a ineficiência do Estado. Estes promotores não tem mais o que fazer? Ao inves de investigarem o que tem de ser investigado, ficam perdendo tempo com censuras ineficientes à cidadãos de bem.

Pela liberdade de expressão !! Censura não !!

Com relação à violência eu estou fazendo a minha parte e você ?

Sobre João Carlos Caribé

Consultor Trandisciplinar, formado em Publicidade e pós graduado em Mídias Digitais. Foi um dos pioneiros do ciberativismo pela liberdade na Internet, conquistando o prêmio Frida em 2011 pelo trabalho desempenhado na defesa da liberdade na Internet no Brasil. Também sou conselheiro no primeiro Conselho de Coordenação da NETmundial Initiative e membro do comitê executivo da NCUC na ICANN, ambos representando a sociedade civil da América Latina e Caribe. Também sou membro da Internet Society Brasil, Red Latam, BestBits, Comunidade Diplo, Dynamic Coalition on Network Neutrality and Global Net Neutrality Coalition.

»

  1. Pingback: Joo Carlos Rebello via Rec6

  2. Pingback: Urls Sinistras » Blog Archive » del.icio.us entre 17/03/2007 e 19/03/2007

  3. Com relação ao Orkut, hoje em dia é moda processar o Google, deixa o currículo mais forte:

    “Trabalhei em escritórios importantes e já processei o Google”

    Imagina um currículo assim de algum advogado? Contratado na hora.

    Agora milícias aparecem pela falta de justiça e segurança pública, o problema é que essas milícias podem ser justiceiras e também podem agir de maneira violenta igual a bandidagem.

    Responder
  4. Concordo, pois estao dando mais valor ao traficante do que a eliminaçao deles…a milicia incomoda aos corruptos…pois qd se elimina o traficante nao há onde buscar a droga bem como o dinheiro para se fazer vista grossa do trafico…na verdade a populaçao nao está denunciando os milicinos…quem denuncia os mesmos sao os proprios bandidos que querem ver os milicianos longe para poderem voltar as suas atividades…conheço uma comunidade carente na zona oeste do RJ que a um ano nao se ouve um unico tiro, como tb nao se ve a milicia acharcando seus moradores…mas na epoca do trafico eram muitos tiros, muita bala perdida e muitas mortes. Ao q parece os bandidos estao fazendo toda essa esteria contra os milicianos e colocando a culpa neles…e tem gente até se dizendo miliciano para denegrir a imgem dos mesmos…sou contra qualquer tipo de agresao ao cidadao…mas quando vejo deliberarem em favor do trafico fico decepcionado…ao q parece, quem denuncia é aquele q iria receber uma grana e deixou de receber, e por isso estao fazendo esta propaganda contra a milicia e colocando a culpa de tudo q acontece nas milicias…percebem q agora nao se fala mais de traficantes e tao somente de milicianos?! se é bala perdida e da milicia, se morreu alguem foi a mando da milicia, se o jornalista é torturado foi a milicia, se prende um armeiro é da milicia…nao estou aki pra defender a milicia, mais mostrar que há algo errado nisso…lembremos de qd a polica entrava na comunidade infestada de bandidos…a bala perdida q matava o cidadao era sempre da policia…ora nessa comunidade q conheço por diversas vezes vi a policia entrar com um unico carro e nenhum tiro foi disparado…agora que nao tem bandido nao há razao pra policia entrar…isso incomoda…ora se o estado nao toma providencia, alguem tem q tomar…e cada um fazendo a sua parte…infelismente a milicia mexeu com a tv por assinatura..se nao fosse isto, eles ficariam se incomodar ninguem…é uma hipocresia preferir os traficantes do que a paz….mas da pra entender, afinal os maiores usuarios sao aqueles q combatem. Acreditar q o estado vais estar em todos os lugares tb é hipocresia…convenhamos.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: